O blog PDM (Vaquejada Pé de Mourão) foi criado no ano de 2009, e nasceu em razão da necessidade de organizar e fortalecer as vaquejadas ONDE TUDO COMEÇOU. O pai dessa ideia foi o Locutor Paulo Sampaio que por sua vez não via o crescimento desse estilo de vaquejada que só os Cearenses tem, que é vaquejada marcada em pontos. Estamos retornando ao cenário desse autentico esporte nordestino não para criar inimigos e sim multiplicar com os amigos !!!

sábado, 15 de março de 2014

CIRCUITO ACEVAQ PDM 2014

CALENDÁRIO DE NORMAS PARA O ANO DE 2014
1º CIRCUITO ACEVAQ PDM


CAPÍTULO I - DO COMANDO
Art. I - O presente regulamento foi aprovado pela ACEVAC Associação dos vaqueiros amadores do Pé de Mourão, dispõe sobre a realização do 1º CIRCUITO ACEVAQ PDM sobre a direção e o comando da ACEVAQ supra mencionado.
Art. II - Cada participante ao fazer sua adesão está aderindo a todas as normas por este instrumento estabelecidas, obrigando-se assim a aceitá-las e cumpri-las.
CAPÍTULO II - DAS INSCRIÇÕES
Art. III - As inscrições poderão ser feitas antecipadamente na sede da ACEVAQ ou pelo SITE . Só poderá participar do circuito aquele vaqueiro devidamente filiado em 2014 até a data de hoje, cujo nome consta na listagem do ano corrente.
Parágrafo I - Os cinqüenta primeiros amadores que fizerem suas inscrições antecipadas, cuja primeira esteja enumerada entre 01 e 50 terá um boi de reposição se correr na primeira vez que for chamada a senha. Obs.: As senhas com boi de reposição poderão correr na sexta-feira, conforme determinação da comissão organizadora do 1º CIRCUITO ACEVAQ PDM, neste caso os mesmos serão avisados ao fazer sua inscrição.
Parágrafo II - Cada vaqueiro ou seu procurador ao comparecer a sede da associação para fazer as inscrições da etapa poderá fazer no máximo as senhas referentes a dois competidores no que se refere as com boi de reposição; evitando assim alguns que faziam muitas inscrições "destas privilegiadas", o que acarretava o rápido preenchimento das 50 primeiras vagas.
Parágrafo III - As vaquejadas terão o início da classificação a partir das 16hs do sábado e sua disputa terá início a partir das 18hs do domingo ou logo após o fim da classificação, conforme determinação da comissão organizadora do 1º CIRCUITO ACEVAQ PDM , ressaltando-se os casos previstos no presente regulamento.
Parágrafo IV - O vaqueiro que não obtiver a pontuação máxima em nenhuma de suas 03 (TRES) senhas, poderá fazer a Quarta senha ao preço de R$ 100,00 (Cem reais), no local do evento.
CAPÍTULO III - DO CRONOGRAMA
Art. IV - Serão disputadas no 1º CIRCUITO ACEVAQ PDM
2014 no mínimo sete etapas em vaquejadas selecionados previamente e no Maximo 15 vaquejadas a ultima vaquejada servirá para o vaqueiro (caso o mesmo não tenha participado das etapas passadas) PARTICIPAR E FAZER SUA INSCRIÇÃO NA ASSOCIAÇÃO - ACEVAQ
CAPÍTULO IV - DAS DISPUTAS
Art. V - Serão disputadas no mínimo sete etapas, cada senha com três bois,. Os pontos de cada etapa serão anotados em planilhas, sendo estes somados a cada etapa e os vaqueiros serão classificados em ordem decrescente, ou seja, do maior para o menor.
§ - Exemplo: O Vaqueiro fez 90 pontos na 1ª senha esses pontos que iram para a PLANILHA, o Vaqueiro só fará ponto em uma só senha, ( mas alta).Mas poderá entrar nas 03 (TRES) senhas da etapa.
Parágrafo I - A pontuação considerada para efeito de classificação será aquela cujo o vaqueiro obtiver maior número de pontos.
Parágrafo II - Serão bonificados com 05 pontos por SENHA NA ETAPA todos os vaqueiros que correrem na sua vez e fizer sua senha antes da meia noite de Sábado , não ficando para o rabo da gata. Os vaqueiros classificados nos 20 primeiros lugares terão a bonificação de 1 ponto cada, sendo que os três primeiros colocados ganharão 3 pontos cada. 0 vaqueiro puxador que participar de todas as etapas do 1º CIRCUITO ACEVAQ PDM 2014 terá uma bonificação final de 15 pontos.
Parágrafo III - O Campeão do 1º CIRCUITO ACEVAQ PDM será o vaqueiro que mais pontos conquistar no decorrer das ETAPAS. 30% do bolão das ETAPAS.
Parágrafo IV - Terá uma disputa FINAL DE UM PRÊMIO EXTRA PARA OS 20 PRIMEIROS LUGARES da classificação do circuito (PROFISSIONAL E AMADOR). Prêmio este de 70% DO BOLÃO DAS ETAPAS.
Parágrafo V - NA ETAPA FINAL, fica de responsabilidade para gastos e serviços o valor arrecadado pelo próprio circuito.
EXEMPLOS: TROFÉUS E SERVIÇOS
CAPÍTULO V - DAS DUPLAS PARTICIPANTES
Art. IV - Vaqueiros e/ou cavalos não poderão correr sob efeito de qualquer estimulante químico sob pena de terem suas inscrições canceladas sem restituição do valor pago.
0 desrespeito a autoridade do juiz ou daqueles que estão trabalhando no 1º CIRCUITO ACEVAQ PDM, implicará em perda dos pontos da etapa e o conselho de representantes se reunirá posteriormente para decidir mais alguma outra punição ao atleta infrator, que poderá ser uma simples advertência, uma suspensão ou mesmo a expulsão.
CAPITULO VI - REGULAMENTO
Haverá uma comissão no pleito das vaquejadas:
ESSE REGULAMENTO SERÁ VÁLIDO PARA AMBAS AS CATEGORIAS
(PROFISSIONAL E AMADOR)
REGULAMENTO PRÓPRIO DO 1º CIRCUITO ACEVAQ PDM

01 – Cada participante ao fazer sua inscrição COMPROMETE-SE A CUMPRIR as normas estabelecidas por esse REGULAMENTO.
02 – O Vaqueiro só poderá se inscrever no máximo em 03 ( TRÊS) senhas, O vaqueiro amador não poderá inscrever- se na categoria profissional, do CAPITULO II paragrafo IV. Do devido REGULAMENTO.
03 – Se o vaqueiro trocar de Equipe,no decorrer do 1º CIRCUITO ACEVAQ PDM perdera os pontos conquistados pela equipe anterior.
04 – O vaqueiro entrara nas 03 (TRÊS) senhas,
05 – O Parque que foi relacionado 1º CIRCUITO ACEVAQ PDM terá a obrigação de ofertar os vaqueiros classificados com TROFÉUS.
06 – Os Parques que foram relacionados ao 1º CIRCUITO ACEVAQ PDM terá a obrigação de levar no Mínimo 10 (DEZ) bois para a FINAL do 1º CIRCUITO ACEVAQ PDM para o parque que fará a grande final.
07 - Cada inscrição dará direito a dupla participante a se apresentar em 02(dois) RODÍZIOS sendo 01(um) no sábado e 01(um) no domingo, todos os pontos corridos e contados.
08 – O rodízio “A” será de 02(dois) bois, enquanto o rodízio “B” será de 01(um) boi, totalizando a inscrição em 03(três) bois.
09 – A dupla que correrá no sábado e fizer as suas inscrições até meia noite será beneficiada com 05(cinco) pontos adicionais. 
10 – A dupla que não comparecer ao boi da vez do rodízio “A” perdera os pontos adicionais e irar para o rabo da gata, e só vai correr quando terminar o rodízio “A” com gado escolhido pela comissão organizadora do evento.
11 – O vaqueiro que fizer 04(quatro) ou mais inscrições perdera automaticamente a melhor parcial (em qualquer inscrição) ou total da melhor inscrição. Ou no caso do Capitulo 2º parágrafo IV.
12 - O vaqueiro que zerar os 02(dois) bois do rodízio“A”,não correrá o boi do rodízio
“B”
13 – No rodízio “B” será retirada a ficha do vaqueiro, mesmo admitindo que ele possa fazer 40(quarenta) pontos no boi e não atinja a pontuação do total de pontos do último colocado da parcial anunciada pela comissão (LOCUTOR E JUIZ).
14 – As disputas do sábado serão iniciadas pelo rodízio “A”. Logo após o rodízio “A” haverá o rabo da gata do rodízio “A” em gado escolhido. No domingo as disputas serão iniciadas pelo rodízio “B”.
15 – A dupla será chamada pelo locutor caso não compareça no prazo determinado de 01(um) minuto, só correrá no rabo da gata em gado escolhido e sem os pontos adicionais.
16 – A dupla que correr no primeiro boi de qualquer um dos rodízios e não comparecer para correr o segundo ou o terceiro boi levará ZERO.
17 – Na faixa dos 10(dez) metros, após a saída do boi do jiqui, o vaqueiro (puxador) que cair do cavalo antes de puxar Terá o boi de reposição, será julgado pela comissão alternativa. 3 membros citados pelo diretor do 1º CIRCUITO ACEVAQ PDM
18 – Por ocasião da disputa o cavalo de esteira não pode bater o boi.
19 – Durante a disputa o vaqueiro (puxador) só tem direito a uma puxada, mesmo estando na faixa dos 10(dez) metros. O vaqueiro que por sua vez balançar o BOI na área dos 10 metros por duas vezes irá para retorno do boi se teimar em correr depois de balançado levará zero.
20 – A dupla terá direito a outro boi quando, o animal apresentar defeito físico ou cansado ou virado para a saída, comprovado pelo juiz da pista ou por outro juiz credenciado.
21 – Boi saído, boi corrido, a não ser que o boi na ocasião não tenha maçaroca, por decisão única do juiz credenciado.
22 – A dupla não terá direito a outro boi, quando a maçaroca for arrancada. Exceção apenas no rodízio “B”(terceiro boi), quando a dupla será beneficiada com um boi de reposição, em caso de levar zero. Sendo só um por inscrição.
23 – Só é valida a queda se o boi mostrar as 04(quatro) patas.
24 – Não terá validade a queda do boi na faixa 10(dez) metros, salvo quando a cabeça ficar fora da faixa dos 10(dez) metros.
25 – A queda do boi só terá validade quando o puxador pegar na maçaroca, sendo a participação só do esteira não terá validade.
26 – Após a queda do boi, o puxador e o esteira não poderão parar os cavalos para conferir a pontuação.
27 – O boi não pode voltar, depois de transpor a faixa de 10(dez) metros.
28 – Não será permitida a permanência de cavalos e vaqueiros na pista durante a competição, a não ser os chamados pelo locutor para seus respectivos rodízios.
29 – O vaqueiro não poderá correr de calção, bermuda ou sem camisa.
30 – O vaqueiro não poderá ser substituído por hipótese alguma
31 – Não será permitido o uso de luvas de prego ralo, parafusos ou outros objetos que danifiquem a maçaroca do boi.
32 – A pontuação será de acordo com a distancia entre o jiqui e onde o boi cair dos 50(cinqüenta) metros para trás.
33 – Em caso de empate cada dupla correra um boi até ocorrer o desempate.
34 – Havendo empate na classificação geral o desempate terá inicio pelo numero da inscrição mais baixa.
35 – Para a disputa de campeão dos campeões, a dupla correrá 01(um) boi até ocorrer o desempate. A disputa do campeão é opcional, a critério da comissão organizadora.
36 – Para a disputa do campeão haverá um sorteio para indicar se terá inicio pelo 1º lugar ou pelo ultimo lugar.
37 – A premiação terá que ser em espécie (dinheiro). Não será permitida a oferta de objetos na premiação, salvo se for acrescentada a premiação propriamente dita.
38 – O valor da premiação do campeão dos campeões não poderá ser retirado do valor total da premiação da vaquejada.
39 – O pagamento das inscrições não poderá ser efetuado em cheques de outros estados nem de terceiros.
40 – As inscrições só subirão para locução após o efetivo pagamento.
41 – Em caso de cheques não compensados, a comissão organizadora da vaquejada tem a responsabilidade de após o oitavo dia ressarcir o prejuízo com o valor do cheque atualizado na taxa de referência do BANCO CENTRAL.
42 – A comissão julgadora é soberana, cabendo a ela decidir qualquer problema que surja no andamento da vaquejada o qual contrarie a este regulamento, com poderes inclusive para eliminar de classificação a dupla de vaqueiros que desrespeitar com ofensas morais ou físicas ao locutor e juiz.
43 – O parque terá obrigação de levar o TIRA TEIMA (TV Alternativa)
44 – Os casos omissos a este regulamento serão levados a apreciação do responsável pela vaquejada juntamente com fiscais designados pelo DIRETOR DO
1º CIRCUITO ACEVAQ PDM
.
Parágrafo Único - No caso da reclamação ser deferida pela comissão organizadora o competidor não será reembolsado no valor pago.
Na senha vencedora ou senha(s) feita(s).
CAPITULO VIII - DA PREMIAÇÃO
Art. VII - A premiação de cada etapa será distribuída para os 20 primeiros colocados em ambas categorias (profissional ou amador), que também receberão um troféu.
Parágrafo Único - Só poderão haver em cada etapa no máximo 6(seis) inscrições gratuitas, destinadas aos patrocinadores, a um deficiente, ao parque, ao plantão veterinário e/ou ao escritório.
Art. VIII - A premiação final será composta por 66,70% do valor arrecadado pelas adesões ACEVAQ.
CAPÍTULO IX - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. IX - O 1º CIRCUITO ACEVAQ PDM será de responsabilidade da ACEVAQ e levará o nome de RENOVAÇÃO DO PÉ DE MOURÃO
Art. X - todas as vaquejadas escritas no 1º CIRCUITO ACEVAQ PDM TERÃO QUE SER DE R$ 10 MIL , não havendo exceções.
Parágrafo Único - Premiação deverá seguir à essa TABELA ABAIXO, PARA AMBAS AS CATEGORIAS (PROFISSIONAIS E AMADORES)
VALOR DA SENHA DO VAQUEIRO INSCRITO: R$ 50,00 PODENDO FAZER NO MAXIMO 03 (TRÊS) COM EXEÇÃO DO AMADOR QUE PODERÁ SE SERVIR DO CAPITULO II PARAGRAFO IV.

1º LUGAR 700,00 + TROFÉU

2º LUGAR 500,00 + TROFÉU


3º LUGAR 400,00 + TROFÉU


4º LUGAR 300,00 + TROFÉU


5º LUGAR 300,00 + TROFÉU


6º AO 15º LUGARES 280,00 + TROFÉU


16º AO 20º LUGARES TROFÉUS


TOTAL 5.000,00
CAPITULO X – CATEGORIA INICIANTES E MIRINS
Art. XI - FICARÁ A CRITÉRIO DO REALIZADOR DA VAQUEJADA COM TUDO QUE RESPEITE AS REGRAS DO REGULAMENTO.
(IDADE MAXIMA 15 ANOS). NÃO PODENDO SER VAQUEIRO AMADOR.
CAPITULO XI – ADESÕES PARA A ACEVAQ (ASSOCIAÇÃO CEARENSE DE VAQUEJADA)
VALOR A SER PAGO : R$ 150,00 Pagamento avista ou em três (3) parcelas acrescidas de juros no valor de R$ 180,00
ADESÃO PODERÁ SER FEITA ATRAVÉS DO SITE, DIRETOR FINANCEIRO DA ACEVAQ OU PELO DIRETOR DO CIRCUITO ACEVAQ PDM.
*OBS. O NÃO PAGAMENTO DA ADESÃO NÃO DARÁ AO VAQUEIRO COMPETIDOR O DIREITO DE IR PARA A GRANDE FINAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário