O blog PDM (Vaquejada Pé de Mourão) foi criado no ano de 2009, e nasceu em razão da necessidade de organizar e fortalecer as vaquejadas ONDE TUDO COMEÇOU. O pai dessa ideia foi o Locutor Paulo Sampaio que por sua vez não via o crescimento desse estilo de vaquejada que só os Cearenses tem, que é vaquejada marcada em pontos. Estamos retornando ao cenário desse autentico esporte nordestino não para criar inimigos e sim multiplicar com os amigos !!!

REGULAMENTO PRÓPRIO DO PDM

REGULAMENTO PRÓPRIO DO PDM

01 – Cada participante ao fazer sua inscrição COMPROMETE-SE A CUMPRIR as normas estabelecidas por esse REGULAMENTO.

02 – O Vaqueiro só poderá se inscrever no máximo em 03 ( TRÊS) senhas,  sendo que; O vaqueiro amador poderá inscrever- se também na categoria profissional.

03 – O vaqueiro só poderá escantear seu eqüino apenas uma vez

04 – O vaqueiro entrara nas 03 (TRÊS) senhas

05 – Os Parques terão a obrigação de ofertar os vaqueiros classificados com TROFÉUS.

06 –  O vaqueiro não poderá balançar a boiada nos 10 metros.

07 -  Cada inscrição dará direito a dupla participante a se apresentar em 02(dois) RODÍZIOS sendo 01(um) no sábado e 01(um) no domingo, todos os pontos corridos e contados.

08 – O rodízio “A” será de 02(dois) bois, enquanto o rodízio “B” será de 01(um) boi, totalizando a inscrição em 03(três) bois.

09 – A dupla que correrá no sábado e fizer as suas inscrições até meia noite será beneficiada com 05(cinco) pontos adicionais. Este item é opcional.

10 – A dupla que não comparecer ao boi da vez do rodízio “A” perdera os pontos adicionais e irar para o rabo da gata, e só vai correr quando terminar o rodízio “A” com gado escolhido pela comissão organizadora do evento.

11 – O vaqueiro que fizer 04(quatro) ou mais inscrições perdera automaticamente a melhor parcial (em qualquer inscrição) ou total da melhor inscrição.

12 – O vaqueiro que zerar os 02(dois) bois do rodízio “A”,não correrá o boi do rodízio “B”.

13 – No rodízio “B” será retirada a ficha do vaqueiro, mesmo admitindo que ele possa fazer 40(quarenta) pontos no boi e não atinja a pontuação do total de pontos do último colocado da parcial anunciada pela comissão (LOCUTOR E JUIZ).

14 – As disputas do sábado serão iniciadas pelo rodízio “A”. Logo após o rodízio “A” haverá o rabo da gata do rodízio “A” em gado escolhido. No domingo as disputas serão iniciadas pelo rodízio “B”.

15 – A dupla será chamada pelo locutor caso não compareça no prazo determinado de 01(um) minuto, só correrá no rabo da gata em gado escolhido e sem os pontos adicionais.


16 – A dupla que correr no primeiro boi de qualquer um dos rodízios e não comparecer para correr o segundo ou o terceiro boi levará ZERO.

17 – Na faixa dos 10(dez) metros, após a saída do boi do jiqui, o vaqueiro (puxador) que cair do cavalo antes de puxar Terá o boi de reposição, Item opcional e julgado pela comissão alternativa. Membros citados pelo diretor do EVENTO.

18 – Por ocasião da disputa o cavalo de esteira pode bater o boi. Esse item opcional.

19 – Durante a disputa o vaqueiro (puxador) só tem direito a uma puxada, mesmo estando na faixa dos 10(dez) metros.

20 – A dupla terá direito a outro boi quando, o animal apresentar defeito físico ou cansado ou virado para a saída, comprovado pelo juiz da pista ou por outro juiz credenciado.

21 – Boi saído, boi corrido, a não ser que o boi na ocasião não tenha maçaroca, por decisão única do juiz credenciado.

22 – A dupla não terá direito a outro boi, quando a maçaroca for arrancada. Exceção apenas no rodízio “B”(terceiro boi), quando a dupla será beneficiada com um boi de reposição, em caso de levar zero. Sendo só um por inscrição.

23 – Só é valida a queda se o boi mostrar as 04(quatro) patas.

24 – Não terá validade a queda do boi na faixa 10(dez) metros, salvo quando a cabeça ficar fora da faixa dos 10(dez) metros.

25 – A queda do boi só terá validade quando o puxador pegar na maçaroca, sendo a participação só do esteira não terá validade.

26 – Após a queda do boi, o puxador e o esteira não poderão parar os cavalos para conferir a pontuação.

27 – O boi não pode voltar, depois de transpor a faixa de 10(dez) metros.

28 – Não será permitida a permanência de cavalos e vaqueiros na pista durante a competição, a não ser os chamados pelo locutor para seus respectivos rodízios.

29 – O vaqueiro não poderá correr de calção, bermuda ou sem camisa.

30 – O vaqueiro só poderá ser substituído por outro não inscrito na competição como puxador, em caso de acidente comprovado.

31 – Não será permitido o uso de luvas de prego ralo, parafusos ou outros objetos que danifiquem a maçaroca do boi.

32 – A pontuação será de acordo com a distancia entre o jiqui e onde o boi cair dos 50(cinqüenta) metros para trás.

33 – Em caso de empate cada dupla correra um boi até ocorrer o desempate.

34 – Havendo empate na classificação geral o desempate terá inicio pelo numero da inscrição mais baixa.

35 – Para a disputa de campeão dos campeões, a dupla correrá 01(um) boi até ocorrer o desempate. A disputa do campeão é opcional, a critério da comissão organizadora.

36 – Para a disputa do campeão haverá um sorteio para indicar se terá inicio pelo 1º lugar ou pelo ultimo lugar.

37 – A premiação terá que ser em espécie (dinheiro). Não será permitida a oferta de objetos na premiação, salvo se for acrescentada a premiação propriamente dita.

38 – O valor da premiação do campeão dos campeões não poderá ser retirado do valor total da premiação da vaquejada.

39 – O pagamento das inscrições não poderá ser efetuado em cheques de outros estados nem de terceiros.

40 – As inscrições só subirão para locução após o efetivo pagamento.

41 – Em caso de cheques não compensados, a comissão organizadora da vaquejada tem a responsabilidade de após o oitavo dia ressarcir o prejuízo com o valor do cheque atualizado na taxa de referência do BANCO CENTRAL.

42 – A comissão julgadora é soberana, cabendo a ela decidir qualquer problema que surja no andamento da vaquejada o qual contrarie a este regulamento, com poderes inclusive para eliminar de classificação a dupla de vaqueiros que desrespeitar com ofensas morais ou físicas ao locutor e juiz.

43 – Os casos omissos a este regulamento serão levados a apreciação do responsável pela vaquejada juntamente com fiscais designados pelo DIRETOR DO EVENTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário